quarta-feira, 2 de julho de 2014

Junho 2014


Franjas Sociais novamente na rua

No passado dia 11 de Junho voltámos à rua cumprindo o calendário das saídas e a rota atribuída ao nosso grupo. Mas não nos limitámos a cumprir fielmente a rota pré-estabelecida porque nos vimos obrigados, uma ou outra vez, a ir a locais inusitados em busca daqueles que se não encontravam no poiso habitual.
Indo por partes:
Constituímos neste dia 16 voluntários, com a graça particular de nos ter acompanhado o Pároco no cumprimento de um desejo de há muito manifestado.
Regozijamos e regozijámo-nos por isso. Que volte e venha sempre que as suas tarefas paroquiais o permitam.
Em dois grupos, como é habitual, iniciámos a volta pela cidade, uns pelos bairros, outros pelas ruas.
No Aleixo verificámos uma vez mais que há acentuada diminuição de indivíduos a procurar apoio sendo diminuta a ajuda ali deixada.
Abordámos uma vez mais com uma jovem de 23 anos que não consegue adquirir coragem para iniciar um programa de desintoxicação. Mostrou-se acabrunhada por isso mas, agradecida pelo conselho perguntou:
- Posso dar-lhe dois beijos?
- ...Pode...
Aqueles beijos, quase solitários na sequência de muitas Quartas-Feiras, senti-os como se foram uma prece silenciosa que reencaminho pedindo a sua recuperação.
No Pinheiro Torres estava a decorrer uma rusga policial e os utentes habituais vagueavam dispersos como baratas tontas por entre os prédios, sem objectivo e sem rumo. Por indicação de um que conhecia os meandros do sítio fomos dar com uma cascata que se some logo abaixo sem se dar conta da sua existência, e que dá um ar tristemente bucólico ao lugar... Ao lado, um “buraco” de que se não descortina a finalidade e, nele, uns quantos que, à nossa chegada e meio desconfiados, um a um vão saindo ao nosso encontro.
Afoita e manifestando grande desconhecimento do que se passa naquele mundo quase que subterrâneo, uma jovem voluntária pergunta de chofre a um deles:
- O que é que vocês estão fazendo ali?
A resposta é inteligente e educada:
- Olhe, não lhe vou dizer o que fazemos ali mas posso dizer-lhe que é o que não devemos fazer à vista das pessoas para não escandalizar ninguém...
A essa hora já a outra equipa apelava ajuda à nossa na Rua Júlio Dinis pois não tinham mais nada para entregar!...
Lá acorremos e distribuímos um pouco do que levávamos por cada um dos que naquela noite ali nos procurou. À tarefa de distribuir juntámos a de ouvir: histórias de vida, anseios, sonhos...
Descemos ao Viaduto. A um grupinho foram-se juntando outros um-a-um. Às tantas vimos desenhar-se uma zaragata ali mesmo ao pé de nós. Um rapaz correu desenfreadamente atrás de outro que se esgueirou rua acima, lesto como lebre acossa… Mal nos apercebemos do que tinha acontecido! Mas, aconchegando ao peito com carinho uma gaivota branca, informou o que se sentiu ofendido que o primeiro tinha desferido um pontapé na gaivota que estava aninhada junto ao passeio!
- Dar um pontapé no passarinho? Isso não o posso tolerar! Se o apanho…
Pode servir-nos de meditação.
Avançámos para a Cãmara, Praça da República e para a Batalha. Aqui demos por finda a nossa noite depois de esgotado o último saco, a última sande e o último copo de café ou sumo.
Antes da despedida dos nossos amigos de Carregosa fizemos a nossa roda e rezámos por todos os que encontrámos nessa noite, pelas suas necessidades, pedindo o amparo divino para cada um e para todos os que precisam. Num cântico simples e belo demos a Maria as boas-noites agradecendo também a graça de nos ter sido concedida a possibilidade de termos podido ser um pouco samaritanos mais uma vez.

Franjas Sociais

Sem comentários: