sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

E fomos à rua...

Tal como programado, depois de uma rápida preparação, voltámos ontem à rua.
Éramos 6: 2 do Porto e 4 de Carregosa.
Juntámos à nossa preparação inicial a fartura que nos veio das pastelarias Jamor e Nobreza. Eram doses bem aviadas e, desta vez, recheadas com doces e salgados a condizer com a época que se avizinha. Também bastante fruta, rebuçados e chocolates a lembrar já o Natal.
Começámos pelo Bom Sucesso onde o sucesso foi a abordagem dos sem-abrigo que teimaram em ficar por ali desprezando ou ignorando a existência do Jantar servido nas instalações do CCD da Câmara. Eram uns 8. Mais um - o sr. Manuel - na Rotunda, onde também estava um  estrangeiro, de aparência, alemão, que não quis nada e nos ofereceu até maçãs que tinha num saco de plástico. Mal falava, limitando-se a uma estranha sinalética de cabeça e uns poucos monossílabos. Sabemos que, pelo menos os Russos que estanciam no Bom Sucesso, estão a ser acompanhados pelo Instituto Santo Inácio de Loyola com vista ao seu repatriamento - que tarda!
Demos a volta pela Júlio Dinis onde estavam dois: um apoiado e um apoiante, voluntário do Colégio do Rosário. Foi uma ocasião para breve troca de impressões e afinação de agulhas sobre a intervenção na rua. É conversa para continuar noutros momentos e lugares.  
Na Praça da República estava o casal que ali se arruma. Temos de os acompanhar tentando a sua recuperação. São muito jovens e o álcool está a destruir-lhes a existência. Sabem isso mas  falta-lhes a coragem...
Na Batalha estava uma resistente que não sabia do Jantar... E apareceram mais uns tantos, e o André, que se tinha esquecido da data.
Relembrámos-lhes a do "nosso Jantar" a 29 para que se não esqueçam também de aparecer!
Fomos à Areosa: nada! O viaduto está vazio.
Santo António, mais um ou outro "esquecido".
Havia ainda alguns sacos, fruta, doces e salgados avulso que levámos ao Bairro Pinheiro Torres. Em "sel-service" ali ficou aquele nosso resto!
Connosco nesta volta foram a Adriana e o Gonçalo, dois jovens de Carregosa que aproveitaram esta oportunidade para exercer a Caridade no espírito de S. Paulo e ver como o Homem degrada a sua imagem quando se distancia de Deus. E como é fácil cair, mas difícil recuperar!...

Que Deus nos proteja e livre das quedas e lhes traga como presente deste Natal a suficiente dose de coragem para poderem iniciar a mudança em suas vidas.

Só assim entendo o verdadeiro sentido da celebração do Natal, e a justificação do desejo de Boas Festas a todos!

Que Jesus nasça verdadeiramente em nossos corações.

Um Santo Natal!

15 - 12- 2011

C.F.


Sem comentários: