sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bom Ano de 2012

Ainda que os ventos que sopram não pareçam trazer boas novas para quase ninguém deste país e de grande parte do mundo, mantendo a Esperança na possibilidade de construção de um mundo melhor onde reine a Paz, o Amor, a Harmonia, a Tranquilidade, a Esperança e a Justiça, insisto em desejar que o Novo Ano de 2012 (em que entramos no nosso 7º. ano de rua) seja um Ano Bom, pleno de realizações pessoais, familiares, profissionais e sociais para todos os voluntários de Franjas Sociais, suas famílias e amigos, e para todos quantos nos acompanham por meio deste blogue.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

E fomos à rua...

Tal como programado, depois de uma rápida preparação, voltámos ontem à rua.
Éramos 6: 2 do Porto e 4 de Carregosa.
Juntámos à nossa preparação inicial a fartura que nos veio das pastelarias Jamor e Nobreza. Eram doses bem aviadas e, desta vez, recheadas com doces e salgados a condizer com a época que se avizinha. Também bastante fruta, rebuçados e chocolates a lembrar já o Natal.
Começámos pelo Bom Sucesso onde o sucesso foi a abordagem dos sem-abrigo que teimaram em ficar por ali desprezando ou ignorando a existência do Jantar servido nas instalações do CCD da Câmara. Eram uns 8. Mais um - o sr. Manuel - na Rotunda, onde também estava um  estrangeiro, de aparência, alemão, que não quis nada e nos ofereceu até maçãs que tinha num saco de plástico. Mal falava, limitando-se a uma estranha sinalética de cabeça e uns poucos monossílabos. Sabemos que, pelo menos os Russos que estanciam no Bom Sucesso, estão a ser acompanhados pelo Instituto Santo Inácio de Loyola com vista ao seu repatriamento - que tarda!
Demos a volta pela Júlio Dinis onde estavam dois: um apoiado e um apoiante, voluntário do Colégio do Rosário. Foi uma ocasião para breve troca de impressões e afinação de agulhas sobre a intervenção na rua. É conversa para continuar noutros momentos e lugares.  
Na Praça da República estava o casal que ali se arruma. Temos de os acompanhar tentando a sua recuperação. São muito jovens e o álcool está a destruir-lhes a existência. Sabem isso mas  falta-lhes a coragem...
Na Batalha estava uma resistente que não sabia do Jantar... E apareceram mais uns tantos, e o André, que se tinha esquecido da data.
Relembrámos-lhes a do "nosso Jantar" a 29 para que se não esqueçam também de aparecer!
Fomos à Areosa: nada! O viaduto está vazio.
Santo António, mais um ou outro "esquecido".
Havia ainda alguns sacos, fruta, doces e salgados avulso que levámos ao Bairro Pinheiro Torres. Em "sel-service" ali ficou aquele nosso resto!
Connosco nesta volta foram a Adriana e o Gonçalo, dois jovens de Carregosa que aproveitaram esta oportunidade para exercer a Caridade no espírito de S. Paulo e ver como o Homem degrada a sua imagem quando se distancia de Deus. E como é fácil cair, mas difícil recuperar!...

Que Deus nos proteja e livre das quedas e lhes traga como presente deste Natal a suficiente dose de coragem para poderem iniciar a mudança em suas vidas.

Só assim entendo o verdadeiro sentido da celebração do Natal, e a justificação do desejo de Boas Festas a todos!

Que Jesus nasça verdadeiramente em nossos corações.

Um Santo Natal!

15 - 12- 2011

C.F.


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Na rua em Dezembro

Amigos!

 
Na sequência dos contactos anteriores venho trazer ao conhecimento de todos o que se decidiu fazer este mês e o calendário das actividades previstas em benefício dos Sem-abrigo.
Como ficou combinado com todos vamos centrar o nosso apoio no Jantar de Natal que será servido no próximo dia 29 na cripta da igreja de Nª. Srª. da Conceição (Marquês), participando com a doação de pão, sumos, fruta, chocolates e Vinho do Porto. E participando activamente num dos diversos serviços programados.
 
As doações deverão ser entregues na Paróquia até às dez da manhã do dia 29/12.

 
Os voluntários deverão comparecer na Paróquia às 15,00 horas para ajuda, distribuição de tarefas (com crachás e avental) e orientação geral.

 
Para amanhã estava previsto que abdicássemos da saída habitual por ocorrer o jantar de Natal servido aos Sem-abrigo nas instalações da Câmara Municipal do Porto junto à rua Damião de Góis. Mas... considerando que muitos dos frequentadores dos Bairros e alguns idosos isolados teimam em não participar nesses jantares, os nossos amigos de Carregosa dispuseram-se a vir para ir ao seu encontro. Era, aliás, uma das hipóteses colocadas desde o início: a de realizar uma saída limitada, com menos sacos.

 
Assim, se alguém quiser aparecer, vamos sair à mesma hora (ou um pouco mais cedo) do Centro Paroquial.

Não vamos necessitar de grande quantidade de coisas: apenas uns 40 sacos individuais contendo o que já vem sendo habitual.

 
De Carregosa vêm 15 sacos completos.

A D. Maria de Lurdes completará outros 15 comigo e um termo de café com leite.

Recolheremos os bolos da Jamor e Nobreza.

Se os escuteiros quiserem apareçam mas não precisam de trazer mais alimentos.

Iniciaremos a volta pelas ruas da cidade: Boavista, Bom Sucesso, Sé, Batalha, Rua Sá da Bandeira, Santa Catarina, Marquês, Pr. Sá Carneiro, Areosa, e terminaremos no Aleixo se ainda houver alguma coisa.

Como se prevê um número pequeno de participantes bastará a carrinha de Carregosa.

Lembra-se ainda que:

Amanhã, 13/12, as 21,00 horas, se celebra na igreja da Trindade a Missa de Natal dos Sem-abrigo (iniciativa do grupo "Sacos Ternura" - Teresa Olazabal, que costuma ter também o apoio e a presença dos outros grupos). Quem puder apareça!

 
Dia 29/12: Jantar de Natal.


E é tudo por hoje.

Até amanhã com o abraço do costume.

C.F.