quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Casalinho

Foi no dia 28 de Outubro. À hora habitual reuniaram-se muitos apoiantes dos sem-abrigo da cidade do Porto na escadaria da igreja da SSma. Trindade, em oração com os seus amigos da rua. Numa mistura concertada ao longo da extensa escadaria rezou-se, cantou-se, ouviu-se. Ordeiramente, setados, todos receberam o lanche que lhes era destinado, a que seguiu a partilha de sandes, acepipes, bolos...
Nessa altura fui abordado e chamado à parte pela Sofia que, meio intimidada com o que pretendia expor, começou:
- Sabe... eu e o meu marido amamo-nos muito. Já iniciámos o processo para a desintoxicação e já estamos na metadona. Mas há uma coisa que nos faz muita falta. Em tempos, numa hora má, de desespero, vimo-nos obrigados a vender as nossas alianças... sabe?, a necessidade foi mais forte... Agora andamos com estas que o meu marido arranjou mas não são dignas - e mostrou umas engendradas a partir de fio de arame preto! Nós gostaríamos que as pessoas soubessem que somos casados mesmo. Não nos importamos que sejam de prata ou até de latão! Vamos fazer anos de casados e umas alianças a sério é do que precisávamos.
Ambos com formação superior, tiveram vida digna, emprego, casa, carro. Agora estão reduzidos à sobrevivência nas condições a que a droga os submeteu. Nossos conhecidos de vários encontros anteriores, com eles estabelecemos uma especial relação e sentimos que se sentem amparados pela atenção que lhes dedicamos. Variadas vezes insistimos para que se decidissem a iniciar a reabilitação e respondiam-nos sistematicamente que sim mas ambos em conjunto. Não admitiam ser separados. Por isso rejeitavam apoios das famílias que pretendiam separá-los para esse efeito. Temendo isso preferem manter-se entregues a si próprios, à mercê da caridade e da (pouca) sorte, sem eido onde viver.
- Lá no sítio onde pernoitamos a Sofia é a única mulher mas todos nos respeitam porque sabem que somos um casal.
Tomámos conta dos desejos da S. e do F.. Fazem cinco anos de casados no próximo dia 31 deste mês e vamos, com o contributo de quem quiser, tentar cumprir o seu desejo na reunião que terá lugar no mesmo local na noite do próximo dia 28. Será um momento lindo que lhes trará muita alegria e os incentivará a recuperar a alegria e a Esperança se não perdidas, muito abaladas.
E vamos rezar para que a sua recuperação seja efectiva.
Carlos

Sem comentários: