terça-feira, 27 de setembro de 2011

«Bispo de Évora quer paróquias atentas aos mais necessitados


O arcebispo de Évora considera que a crise generalizada revelou entre os cristãos um espírito de “voluntariado quase incansável”, que importa agora desenvolver ao nível das paróquias. “Seria bom que em cada uma houvesse um pequeno núcleo de pessoas que estivessem particularmente atentas às situações de maior carência”, sublinha D. José Alves, em entrevista ao programa “Ser Igreja” , um magazine religioso da responsabilidade da arquidiocese emitido pela Rádio Sim.
Antes do lançamento do novo ano pastoral, marcado para o próximo dia 5 de outubro – Dia da Igreja diocesana – o prelado convida os fiéis a implementarem um “sentido de fraternidade e de colaboração”, que permita “ir ao encontro” daqueles que estão a passar por dificuldades económicas e sociais.
“Se isto fosse tomado a sério, muitos dos problemas se resolveriam”, aponta o arcebispo, confirmando também que, à semelhança do ano passado, a arquidiocese vai procurar canalizar as verbas recolhidas junto da comunidade para ajudar instituições sociais, como a Caritas diocesana.
Além da aposta em iniciativas que contribuam para amenizar a situação de crise, o programa pastoral 2011-2012 desafia os cristãos eborenses a não descurarem o “encontro com Cristo”, através da leitura do Evangelho de São Marcos, e a privilegiarem o “aprofundamento da fé”.
D. José Alves realça que irá ser dada uma “atenção muito particular à Pastoral Juvenil e Vocacional”, aproveitando o “élan” conseguido a partir das Jornadas Mundiais da Juventude deste ano, em Madrid, e dos “75 anos do agrupamento de escuteiros em Évora”.»
Fonte: Agência Ecclesia / JCP

Sem comentários: