segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Jantar de Natal 2014

     JANTAR DE NATAL DA PORTA SOLIDÁRIA
 
Seguindo a tradição iniciada há anos, a Porta Solidária da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição organizou no passado dia 27 de Dezembro mais um Jantar de Natal destinado aos Sem-abrigo e pobres da cidade do Porto.
Preparado com a devida antecedência com o apoio da Caritas diocesana, dos colégios de Nossa Senhora da Paz e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Hospital de Santa Maria, da Escola Superior de Educação Paula Fracinetti, de contribuintes anónimos que foram fazendo chegar os seus donativos, nele participaram cerca de duas centenas de outros voluntários de entre os quais se destacaram os escuteiros das alcateias 12 e 13, e os jovens das Paróquias de Nossa Senhora da Conceição, de Carregosa, Vila Cova de Perrinho e Chave, que com o seu entusiasmo, dedicação e juventude muito contribuíram para transformar este jantar numa verdadeira festa.
Vista do alto da torre sineira a cidade não deixa adivinhar por um momento sequer que sob a capa da sua grandeza e esplendor se esconde abundante necessidade e miséria. Mas a fila que cedo se formou no adro da igreja a partir das 15h00 para o jantar das 20h00, bem o atesta.
Tudo estava preparado para bem receber 380 pessoas. A fila foi avançando para o salão até este ficar cheio. E continuavam a vir alguns retardatários… Encolheram alguns lugares para acomodar os últimos, e, uns atrás dos outros, esticando como se podia o espaço já preenchido, ainda se conseguiram preencher mais 22 lugares sentados, totalizando 402 convidados!
Participou do jantar o Sr. Bispo D. António Francisco dos Santos. Tomando a palavra no início, fez uma curta prelecção e uma pequena oração, seguida com muito recolhimento por todos os presentes, que o aplaudiram com entusiasmo. Quem estava sentado não era propriamente gente de oração, mas sabem respeitar e agradecer a quem os ensine a fazê-lo!
Como já é hábito, tudo decorreu em boa ordem numa impecável e cada vez mais afinada organização.
A animar o convívio esteve o grupo de cavaquinhos da Associação Cultural e Etnográfica de S. Miguel de Azagães, de Carregosa (Oliveira de Azeméis), que apresentaram um animado, bem preparado e variado repertório. Aliás, é de salientar a participação activa que a gente de Carregosa, integrada no grupo “Franjas Sociais” de apoio aos Sem-abrigo, tem tido na festa de Natal todos os anos, quer participando quer angariando bens e géneros para o jantar. A juntar aos cerca de 50 voluntários a eles se deve ainda a presença do grupo de cavaquinhos...
E o espírito dessa participação voluntária estava bem estampado no rosto de uma jovem do grupo que quis iniciar o serviço de mesa transportando o arroz, ao que foi impedida por outra, que lhe tirou a travessa da mão. De imediato retirou-se para um canto a chorar, sentida! Inquirida da razão do choro respondeu que não a deixavam fazer nada!... O seu braço direito estava engessado... Para a animar foi-lhe dito que havia outras coisas para fazer mais leves como levar pão às mesas. E foi o que fez a seguir a pedido de uma amiga.
 Ela estava ali para ser útil e queria sê-lo com uma participação activa, e aquele impedimento deixava-a visivelmente decepcionada!... Mas foi útil, e as suas lágrimas sentidas, ainda que não o saiba, ficaram gravadas como um dos momentos que não esqueceremos deste nosso jantar.
No final, ao som de vários instrumentos, os convidados foram brindados com o cantar das janeiras por parte dos voluntários, que aproveitaram a oportunidade para saudar o Pastor Diocesano nesta sua primeira participação nesta festa. E ressoou por toda a sala repetidamente o refrão “Oh! Acordai, Jesus nasceu…”. “Nasceu em Belém Jesus, O Redentor. Chegou à Terra o Amor, a Luz, a Salvação…”.
E, de facto, precisamos todos de acordar para a realidade deste nosso mundo, de tudo quanto nos rodeia, das más decisões governativas, da má legislação que nos impõem, das modas que nos trazem, dos usos deturpados,  do desrespeito que grassa, da Fé que nos querem tirar, de Deus que nos escondem...
Que o refrão se concretize urgentemente num mundo tão desajustado, conturbado e necessitado de Deus, de equidade e de Paz!
Franjas Sociais

terça-feira, 23 de dezembro de 2014


Franjas Sociais desejam a todos os seus elementos e aos destinatários da nossa presença na rua

UM SANTO E FELIZ NATAL

E UM BOM ANO DE 2105

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Dezembro 2014


Ontem foi a nossa última saída deste ano. Um ano em que é de salientar a boa resposta de todos os voluntários deste nosso grupo, em que o amor ao próximo esteve sempre presente, como pretendemos. Como dizia a leitura que fizemos antes de iniciarmos o percurso, a capacidade de amar é uma dádiva que não podemos reter, sendo imperioso que a ponhamos a render. Amor sem prática é amor que não existe! E nós procurámos levá-lo "ao outro", mais do que ao nosso lado, ao "lado de lá", à rua. E com retorno, que é o agradável sentimento de nos sabermos realizados nesta pequena tarefa.

A todos os que, directa ou indirectamente, nos acompanharam este ano, o agradecimento por nos terem permitido cumprir esta missão, e o desejo de que, todos, possamos continuar em frente em mais um ano de dedicação ao outro, sob a promissora orientação do Agrupamento nº. 174 dos escuteiros de Aldoar.

Ontem viemos quase que sem sobras. Vimos que a afluência foi grande em alguns pontos, especialmente junto à Câmara Municipal, onde apareceram pessoas evidentemente necessitadas e outras que já criaram habituação "às carrinhas", utilizando a caridade alheia como forma de poupança...

Durante a noite veio-me à mente esse facto e cheguei à conclusão de que ontem houve uma pequena falha que tentaremos remediar mais adiante quando depararmos com situações semelhantes: identificar esses casos, procurando saber o local de residência dessas pessoas, a situação dos seus agregados familiares, e inquirir se não têm já apoio local das organizações de Vicentinos. Com esses elementos, se se mostrar necessário, poderemos contactar os vicentinos da paróquia da área da sua residência para estudo da situação e acção posterior. Creio que deste modo a nossa acção na rua fica mais justificada.

Mais um dia, mais um ano, mais uma ocasião para dar Graças a Deus por tudo quanto tem feito, e continuará a fazer em resposta às nossas e às orações de quantos intercedem pelo bom êxito destas acções de rua, da saúde e da libertação de quantos encontramos presos ao vício, à miséria, às drogas...

Um Santo Natal a todos.

Franjas Sociais

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Jantar de Natal na Porta Solidária (Marquês, Porto)

Caros amigos:

O Sr. Pe. Rubens Marques, pároco da igreja de Nª. Senhora da Conceição no Porto, pediu que transmitisse a todos o seguinte:

Como nos anos anteriores vai organizar um Jantar de Natal para os utentes da Porta Solidária (sem-abrigo e outros utentes dos jantares que ali são servidos de 2ª. a 6ª durante todo o ano).

Este ano será a 27 de Dezembro - Sábado - no salão da cripta da igreja, às 20h00.

Pede a nossa colaboração em trabalho voluntário para a organização e serviço da refeição, e para contribuição com donativos destinados ao jantar e prendas.

Como nos anos antecedentes, iremos colaborar com a entrega nas instalações do Centro de Dia anexas à igreja (na Praça Marquês de Pombal) de:

- Fruta diversa
- 100 litros de Sumos em pacote ou garrafa
- 300 Chocolates em tablete (de 100 - 120 gr.)
- Doces, rabanadas e rebuçados
- 30 garrafas de Vinho do Porto (ou equivalente em garrafão, se for de lavrador)
- Azeite

Também é aceite arroz, massa, feijão e grão-de-bico.

Os chocolates devem ser entregues na Paróquia até ao dia 25, de manhã, para permitir a preparação dos sacos-prenda.
Os restantes géneros devem ser entregues até às 10h00 do próprio dia 27.

Os voluntários devem comparecer na Paróquia às 15h00 do dia 27 para distribuição de funções.

O Jantar começa a ser servido às 20h00, mas os voluntários deverão estar no seu posto às 19h00.

São as seguintes as tarefas a desempenhar:

- Cozinha
- Copa
- Serviço às mesas
- Acolhimento e encaminhamento
- Animação

A Porta Solidária agradece desde já todos os contributos que lhe fizerem chegar.

F. S.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Franjas Sociais na rua em Dezembro

Caros amigos:

Dia 10 deste mês é a nossa última saída deste ano, e a passagem do testemunho aos amigos Escuteiros do Agrupamento 174 de Aldoar.

Como não temos novidades quanto à alteração proposta para distribuição de alimentos nas ruas do Porto vamos manter o  figurino anterior, ou seja, preparamos os sacos no Centro Paroquial de Aldoar e seguimos divididos em dois grupos, um pelos bairros e o outro pela cidade. Se já estiver em funcionamento o espaço previsto no Hospital do Terço faremos uma deslocação ao local e ali deixaremos os kits que ainda tivermos.

Prevendo encontrar novos grupos em Júlio Dinis, e como no mês de Novembro sobraram bastantes kits - que foram encaminhados para o Lar de Santana no dia seguinte - vamos limitar o número a apenas 110, assim distribuídos:

CF - 20 + café com leite + rebuçados peitorais + 50 copos
Drª. Virgínia - 10
D. M Lurdes - 20
Alcina Santos - 5 + café com leite
Sofia M P - 5 + café
Aldina - Café ou sumo
Luís Barroco - rebuçados
Escuteiros - 25 + café e café com leite + rebuçados peitorais + 50 copos
Juv. de Carregosa - 25 + café e café com leite + rebuçados peitorais + 50 copos

Como o tempo está frio devem trazer bebidas quentes (como as distribuídas acima ou outras - chocolate ou chá) deixando os sumos para a época mais quente.

Tendo verificado do antecedente que há fraca frequência no Aleixo e que a afluência nos bairros se limita quase ao Pinheiro Torres, será feita a seguinte distribuição pelas viaturas.

Bairros - 50 kits
Cidade - 60 kits

Como anteriormente, uma vez terminada a distribuição nos bairros, a viatura seguirá ao encontro da outra na cidade.

Boa preparação.

Abraços.

F. S.