quarta-feira, 30 de março de 2011

Compêndio da Doutrina Social apresentado na China

O bispo emérito de Hong Kong, cardeal Dom Joseph Zen Ze-kiun, apresentou em Hong Kong, China, a versão chinesa do Compêndio da Doutrina Social da Igreja Católica, projecto que ele próprio havia lançado em 2005. Esteve presente no evento de apresentação do Compêndio o presidente do Pontifício Conselho da Justiça, cardeal Peter Turkson.
Segundo o cardeal Zen, o lançamento desta edição será uma boa ocasião para levar os valores sociais da Igreja a todos os habitantes da China. Opinião corroborada pelo consultor eclesiástico da Comissão local de Justiça e Paz, padre Stephen Chan Moon-hung. «Este livro orienta-nos  para onstruir uma sociedade melhor, em linha com a filosofia que durante séculos guiou o povo chinês. Portanto será útil a todos os chineses, que hoje representam um quinto da população mundial», declarou.
Por sua parte, o cardeal Turkson fez questão de recordar que o Compêndio da Doutrina Social da Igreja Católica tem a necessidade de uma continua actualização na realidade concreta, e afirmou que o documento deve ser um ponto de referência fundamental no empenho social de todos os católicos.

Tradução do Compêndio
 
Esta nova tradução do Compêndio demandou seis anos de intensos trabalhos. Os tradutores enfrentaram dificuldades sintáticas e léxicas, tanto que se fez necessária a colocação de notas para explicar o correcto sentido de alguns temos que em chinês adquirem um significado completamente diverso.
Cópias da nova edição serão enviadas a Macau, Taiwan, Singapura e outras comunidades chinesas espalhadas pelo mundo.

Gaudium Press com informações da agência Ucan e da Rádio Vaticana.
Cardeal Oscar Romero inspira Dia Internacional
Pelo Direito à Verdade

















O cardeal salvadorenho Oscar Romero (1917-1980) inspira a celebração do novo dia internacional da ONU, assinalado a 24 de Março passado, pelo direito à verdade no que se refere às violações flagrantes dos direitos humanos e pela dignidade das vítimas. A jornada celebrou-se pela primeira vez, após uma decisão da assembleia geral das Nações Unidas tomada a 21 de Dezembro de 2010.
«Ao iniciarmos esta celebração internacional, reconheçamos o papel indispensável da verdade para sustentar os direitos humanos e empenhemo-nos em defender o direito à verdade ao prosseguirmos a nossa missão global dos direitos humanos», assinalou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na sua mensagem para este dia.
A escolha do dia 24 de Março evoca o assassinato de D. Oscar Romero na capela do Hospital da Divina Providência, na capital de El Salvador, em 1980, quando foi morto com um tiro no coração enquanto celebrava Missa.
Segundo a ONU, esta data pretende reconhecer «o importante trabalho e os valores do arcebispo Oscar Arnulfo Romero, de El Salvador, que foi assassinado a 24 de Março de 1980, depois de denunciar violações de direitos humanos das populações mais vulneráveis e defender os princípios da protecção da vida, da promoção da dignidade humana e de oposição a qualquer forma de violência».
D. Oscar Romero nasceu em Ciudad Barrios, no dia 15 de Agosto de 1917, sendo ordenado sacerdote em Roma, a 4 de Abril de 1942.
No dia 3 de Fevereiro de 1977 foi nomeado bispo da arquidiocese de San Salvador, tendo ficado célebres as suas homilias de Domingo para denunciar os massacres e defender os agricultores pobres e indefesos.
Pelo seu apostolado em favor da paz e dos direitos humanos foi nomeado para o Prémio Nobel da Paz em 1979.

OC / Agência Ecclesia

segunda-feira, 28 de março de 2011

Oração pelo Japão

Um novo sismo abalou o Japão, depois do terrível abalo do passado dia 11 de Março. Depois da terra tremer, foi a vez do enorme maremoto que devastou este país asiático. Hoje, para além do enorme perigo de um desastre nuclear, um novo susto assombrou este povo.
Raramente escrevo opinião ou outro tipo de textos neste blog, todavia a situação dramática que se vive no Japão fez-me elevar os «olhos» a Deus e, ao mesmo tempo, lembrar-me da presença adorável da Santíssima Virgem no seu santuário em Akita.
Sem entrar em terreno escatológico, proponho humildemente que todos nós, em união de oração, em Espírito e Verdade, dediquemos uma oração à Santíssima Trindade, oferecendo-a por meio do Coração Imaculado de Maria.
L.B.
 
Oferecimento (da oração pedida por N.ª Sr.ª  à irmã Agnes Sasagawa na sua primeira Aparição, a 6 de Julho de 1973)

«Sacratíssimo Coração de Jesus, verdadeiramente presente na Sagrada Eucaristia,
eu consagro o meu corpo e a minha alma para ser inteiramente um com o Vosso Coração,
sendo sacrificado a cada instante em todos os altares do mundo e dando louvor ao Pai, 
 implorando pela vinda do Seu Reino.

Por favor recebei este humilde oferecimento de mim (mesma/o).
Usai-me como Vós desejais para a glória do Pai e a salvação das almas.
 

Santíssima Mãe de Deus, nunca me deixeis ficar separada/o de Vosso Divino Filho.
Por favor defendei-me e protegei-me como Vossa/o Especial Filha/o. Amen.»
Primeira aparição do Anjo em Fátima

O Santuário de Fátima está a preparar para o dia 31 de Março, a evocação da primeira aparição do Anjo de Deus, que veio preparar os corações dos três pequenos videntes para as aparições de Nossa Senhora. Com base as memórias da Irmã Lúcia, verifica-se que não é conhecida a data exacta desta aparição do Anjo da Paz, assim como a data das seguintes aparições. Apenas é conhecido que a primeira aparição aconteceu na Primavera, a segunda no Verão e a terceira no Outono. Assim, este ano, nos primeiros dias de Primavera, a data escolhida para a evocação da primeira aparição foi o último dia de Março.
O programa, um convite à participação de todos, inicia com a concentração na Capelinha das Aparições, às 21:30, seguindo-se uma caminhada até à Loca do Cabeço, lugar da aparição, com a recitação do rosário pelo caminho. O programa termina com a evocação da aparição, no respectivo local.

Fonte: Voz da Fátima

domingo, 27 de março de 2011

3º Domingo da Quaresma

Pediram-Lhe que ficasse com eles





















Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São João, 4, 5-42

Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, junto da propriedade que Jacob tinha dado a seu filho José, onde estava a fonte de Jacob. Jesus, cansado da caminhada, sentou-Se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria para tirar água.

Disse-lhe Jesus: «Dá-Me de beber». 

Os discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Respondeu-Lhe a samaritana: «Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber, sendo eu samaritana? De facto, os judeus não se dão com os samaritanos».

Disse-lhe Jesus: «Se conhecesses o dom de Deus e quem é Aquele que te diz: ‘Dá-Me de beber’, tu é que Lhe pedirias e Ele te daria água viva».

Respondeu Lhe a mulher: «Senhor, Tu nem sequer tens um balde, e o poço é fundo: donde Te vem a água viva? Serás Tu maior do que o nosso pai Jacob, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, com os seus filhos aos seus rebanhos?»

Disse-Lhe Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna».

«Senhor, suplicou a mulher, dá-me dessa água para que eu não sinta mais sede e não tenha de vir aqui buscá-la. Vejo que és profeta. Os nossos pais adoraram neste monte e vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar».

Disse-lhe Jesus: «Mulher, podes acreditar em Mim: vai chegar a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vai chegar a hora – e já chegou – em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em espírito a verdade, pois são esses os adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito e os seus adoradores devem adorá l’O em espírito e verdade».

Disse-Lhe a mulher: «Eu sei que há de vir o Messias, isto é, Aquele que chamam Cristo. Quando vier há-de anunciar-nos todas as coisas».

Respondeu-lhe Jesus: «Sou Eu, que estou a falar contigo».

Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa da palavra da mulher. Quando os samaritanos vieram ao encontro de Jesus, pediram-Lhe que ficasse com eles. E ficou lá dois dias. Ao ouvi-l’O, muitos acreditaram e diziam à mulher: 

Já não é por causa das tuas palavras que acreditamos. Nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo».

Fica a sugestão habitual para a leitura das Sagradas Escrituras neste terceiro domingo de Quaresma, a reflexão, e proposta de sugestões práticas para este dia, no Portal dos Dehonianos

sexta-feira, 25 de março de 2011

Nossa Senhora de Medjugorje

Mensagem da Rainha da Paz a Marija, 25 Março 2011

«Queridos filhos! Desejo, de uma maneira especial, convidar-vos à vossa conversão. Que a nova vida comece a partir de agora nos vossos corações. Filhos, desejo ouvir o "sim" e que a vossa vida seja a alegria da vontade de Deus em todos os momentos. Hoje, de um modo especial, abençoo-vos com a minha maternal benção de paz, amor e unidade no meu Coração e no Coração do meu Fillho Jesus. Obrigado por terem respondido ao meu apelo».

L.B. Tradução do texto publicado em inglês no sítio Medjugorje.org
Aparição anual de Nossa Senhora a Mirjana Dragicevic-Soldo a 18 de Março de 2011

A  vidente Mirjana Dragicevic-Soldo teve aparições diárias de 24 de Junho de 1981 a 25 de Dezembro de 1982. Na sua última aparição, Nossa Senhora deu-lhe o décimo segredo e disse-lhe que iria aparecer uma vez por ano a 18 de Março. E assim tem sido ao longo dos anos. No passado dia 18, milhares de fiéis reuniram-se para a recitação do Santo Rosário junto à «Cruz Azul». A aparição da Virgem Santíssima ocorreu das 13.46 horas às 13.50 horas.

«Queridos filhos! Eu estou convosco em nome do Amor maior, em nome do boníssimo Deus que se aproximou de vós por meio de meu Filho e vos mostrou o verdadeiro amor. Eu desejo levar-vos pelo caminho de Deus. Eu desejo ensinar-vos o verdadeiro amor, a fim de que todos o vejam em vós, a fim de que vós o vejais nos outros, que vós sejais irmãos para eles e que eles vejam em vós um irmão misericordioso. Meus filhos, não temais em abrir-me os vossos corações. Através do meu amor maternal, eu vos mostrarei o que espero de cada um de vós, o que espero dos meus apóstolos. Vinde comigo. Eu vos agradeço".
Texto: Medjugorje.org / Vídeo: Gloria.tv

Fátima: Encontro Internacional para reforçar actualidade da mensagem mariana


O Apostolado Mundial de Fátima (AMF) organiza a partir de hoje um encontro internacional de estudo e reflexão para reforçar que a mensagem mariana é «actual» e pode representar «um caminho de vida».
«Fala-se tanto da necessidade de paz, com estes conflitos todos que temos tido, que pensamos que as pessoas, se vierem ao encontro desta mensagem, de amor ao próximo, se a puserem em prática, nas suas vidas, isso vai reflectir-se na própria sociedade», defendeu Nuno Prazeres, director do Secretariado Internacional do AMF, em comunicado enviado à agência Ecclesia.
Este Encontro Internacional sobre a Mensagem de Fátima decorre até 30 de Março e reune membros do Apostolado provenientes do Brasil, Gana, Irlanda, Paquistão e sobretudo dos Estados Unidos da América, nação que foi o «berço» desta associação pública internacional de fiéis, ligada à Igreja Católica.
«Sentimos necessidade de trazer a Fátima algumas destas pessoas para que, depois, regressando aos seu país, possam também ser anunciadores e promotores desta mensagem», acrescentou Nuno Prazeres, salientando que, mais do que «escutar palestras», interessa que os participantes tomem contacto com os locais e as pessoas que mantêm vivo o espírito do Santuário de Fátima.
Além dos 150 participantes inscritos, o evento conta, entre outros, com a presença de D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, o padre Virgílio Antunes, reitor do Santuário, e a irmã Ângela Coelho, vice-postuladora para a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto.
«Quem trabalha aqui poderá dizer àqueles que chegam de longe que isto não é uma coisa nossa, não é para ficar fechado aqui no nosso pequeno país, mas é para todos, lá fora, nas suas paróquias, poderem dinamizar e viver», realçou o director do Secretariado Internacional do AMF.
Naquele que é o primeiro de sete anos dedicados às comemorações do Centenário das Aparições de Fátima – marcadas para 2017 – o AMF dá um passo no sentido de alargar esta temática ao resto do mundo.
No próximo ano, o organismo espera realizar outro evento deste género, mas desta vez congregando um maior número de pessoas, vindas de todos os continentes.
O Apostolado Mundial de Fátima foi fundado em 1947, nos Estados Unidos da América, por iniciativa do padre Harold Colgan e do leigo John Haffert, contando actualmente com milhões de membros e com centros espalhados pelo mundo inteiro. O Vaticano, através do Conselho Pontifício para os Leigos, reconheceu oficialmente este organismo a 7 de Outubro de 2005, dia dedicado anualmente à Festa de Nossa Senhora do Rosário.

JCP / Agência Ecclesia
Congresso Mariológico no Brasil

Santuário Nacional de Nosso Senhora de Aparecida, Brasil













 Fazer uma releitura sobre o papel de Maria no ministério de Jesus, a partir dos dados da reflexão mariológica: «Quem é esta mulher?», é o objectivo do 5º Congresso Mariológico que está a acontecer até dia 27 de Março no Santuário Nacional de Aparecida.
O evento é composto por celebrações, palestras e debates, que versarão sobre o tema geral do Congresso: novas «visões» sobre Maria. Entre os palestrantes estarão religiosos especialistas em Teologia como os padres João Carlos de Almeira, Joãozinho; o irmão Afonso Tadeu Mudar e a irmã Vera Bombonato.
Marcarão presença como espectadores do evento: sócios da Academia Marial do Santuário; agentes de pastoral; religiosos; estudiosos de Mariologia e devotos de Nossa Senhora, bem como os seminaristas teólogos da Faculdade Dehoniana de Taubaté e de outras interessadas.
As inscrições vão até o dia 12 de março e a ficha de inscrição pode ser baixada através do link: www.a12.com/santuario/academia/espiritualidade.asp.
O 5º Congresso Mariológico também marca uma data especial para o Santuário Nacional: os 25 anos de sua Academia Marial, instituição que, conforme seu diretor, foi criada com o objetivo de ser um espaço para refletir principalmente o papel e a função de Maria no Ministério de Jesus.

Gaudium Press

“O mundo precisa de homens e mulheres pacíficos e pacificadores”, diz o Papa na audiência geral



















«Hoje, como no tempo de São Lourenço, o mundo precisa muito de paz, precisa de homens e mulheres pacíficos e pacificadores. Todos aqueles que crêm em Deus devem ser sempre fontes e trabalhadores da paz». Na passada quarta-feira, ao falar de São Lourenço de Brindes na catequese da tradicional audiência geral da semana, retomada após a interrupção na semana passada devido aos Exercícios Espirituais, o Papa reflectiu sobre a paz no mundo moderno e fez referências ao actual conflito na Líbia. Pela primeira vez após o período invernal na Europa, a audiência geral aconteceu novamente na Praça de São Pedro, na presença de 10 mil peregrinos. A esses, Bento XVI apresentou o Doutor da Igreja São Lourenço, que nasceu em Brindes, na Itália, no século XVI. Após a morte do pai, foi confiado pela sua mãe aos frades capuchinhos. Em 1575, torna-se ele próprio um capuchinho, e em 1582, é ordenado sacerdote. Foi canonizado em 1881 e recebeu, pela sua «vigorosa e intensa actividade», pela sua ciência «vasta e harmoniosa», o título de Doutor Apostolicus pelo Papa João XXIII, em 1959, por ocasião do quarto centenário de seu nascimento.

O santo capuchinho foi um «pregador eficaz» graças a um profundo conhecimento da Bíblia, e também da literatura rabínica. Este conhecimento permitiu-lhe «ilustrar de forma exemplar a doutrina católica também aos cristãos que, sobretudo na Alemanha, tinham aderido à Reforma», explicou o Papa.
Segundo Bento XVI, o santo foi um homem de paz e «conselheiro muito requisitado e ouvido», tendo um dom para uma retórica convincente tanto no âmbito diplomático quanto no diálogo ecuménico, e também para com as pessoas mais humildes. «Ele dirigia-se às gentes humildes para chamar todos à coerência da própria vida com a fé professa», observou o Papa.

O seu exemplo, como dos capuchinhos e de outras ordens religiosas nos séculos XVI e XVII, uma enorme contribuição para a renovação da vida cristã. Exemplo que deve ser seguido nos dias actuais. «Também hoje, a nova evangelização precisa de apóstolos bem preparados, zeloso e corajosos, para que a luz e a beleza do Evangelho prevaleçam sobre as orientações culturais do relativismo ético e da indiferença religiosa, e transformem os vários modos de pensar e agir em um autêntico humanismo cristão», disse o pontífice.

Falando sobre a espiritualidade de São Lourenço de Brindes, o Papa ressaltou o «excepcional fervor» do santo, que se exprimia na grande dedicação de seu tempo para oração e de forma especial para a celebração da Santa Missa.

«Na escola dos santos, cada presbítero, como frequentemente foi destacado durante o recente Ano Sacerdotal, pode evitar o perigo do activismo, isto é, agir esquecendo-se das motivações profundas do ministério, somente se preocupando com a própria vida interior», alertou o Papa.


Gaudium Press

Solenidade da Anunciação do Senhor

Conceberás e darás à luz um Filho
Fonte: perso.wanadoo.fr/maurice.lamouroux





















Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume a nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço.
Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."
Com alegria contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com a sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:
«No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra’" (cf. Lc 1,26-38).
Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.
Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Connosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:
"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo". 


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Lucas, 1, 26-38 
Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo:

«Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».

Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo:

«Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». 


Maria disse ao Anjo:


«Como será isto, se eu não conheço homem?». 
O Anjo respondeu-lhe:

«O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível».

Maria disse então:

«Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

quinta-feira, 24 de março de 2011

Caritas inicia celebrações de Semana Nacional

Organização católica para a solidariedade assinala aumentos dos pedidos de ajuda e quer reunir 300 mil euros para projectos das dioceses

















A Caritas Portuguesa iniciou a celebração da sua Semana Nacional, marcada pela crise económica que levou a um «aumento de 40%» nos pedidos de ajuda à instituição católica.
«Este ano, e numa altura em que se regista um aumento de 40% nos pedidos de ajuda à Caritas, a instituição pretende recolher cerca de 300 mil euros, verba que lhe irá permitir responder às necessidades mais prementes de tantos que vivem no limiar da sobrevivência no país», assinala a organização, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A chamada «Semana Caritas» decorre, este ano, de 21 a 27 de Março, tendo como tema de reflexão «Ser Voluntário, Ser Solidário».
A iniciativa conta com conferências de sensibilização para a causa do voluntariado e um peditório público, de recolha de fundos para as várias Caritas diocesanas, que vai levar 2900 pessoas às ruas de Portugal.
No Ano Europeu do Voluntariado, a Caritas quer «sensibilizar a população para a prática da solidariedade», mostrando que, nesta área, «os portugueses podem fazer a diferença face a três quartos da população europeia que não participam em qualquer acção de solidariedade».
«O trabalho voluntário em favor da comunidade contribui para uma sociedade mais equilibrada e responsável. A Caritas Portuguesa é um exemplo dessa dádiva de todos por todos, levando às ruas do país milhares de voluntários num peditório a favor de diferentes projectos sociais», afirmou Eugénio Fonseca, presidente da organização católica para a solidariedade e a ajuda humanitária.
O peditório público, que irá reverter a favor das diferentes iniciativas sociais desenvolvidas em cada uma das Caritas diocesanas, angariou mais de 290 mil euros, «um valor que reflecte a grande preocupação e solidariedade dos portugueses».
A Caritas Portuguesa é a união das vinte Caritas diocesanas distribuídas pelo território nacional, ligadas à Igreja Católica, com o objectivo de oferecer uma resposta às situações mais graves de pobreza, exclusão social e situações de emergência em resultado de catástrofes naturais ou calamidade pública.
Entre outras acções desenvolvidas em território nacional, a Caritas intervém na implementação de programas de apoio materno-infantil, infanto-juvenil, terceira idade, mulheres vítimas de violência doméstica bem como na luta contra a exclusão social, em especial no apoio às minorias étnicas, comunidades de imigrantes e suas famílias, toxicodependentes, seropositivos e alcoólicos.
As comemorações do Dia Nacional da Caritas são este ano centradas na cidade de Santarém, culminando na celebração da Eucaristia a 27 de Março, na sé local, presidida por D. Manuel Pelino, bispo da diocese.


Caritas portuguesa auxilia Japão
Por ocasião do terrível terramoto, seguido de tsunami, a Cáritas Portuguesa solidariariza-se com as vítimas do Terramoto e do Tsunami ocorridos no Japão. A instituição tem consciência de que não deve pedir mais aos portugueses, que têm sido tão solidários e generosos e tem consciência, também, do momento difícil por que passa o povo português. No entanto não deixará de dar o seu apoio, caso seja solicitado pela Caritas Internacionalis.
A mensagem foi entregue ao embaixador do Japão em Portugal.

«Pátio dos Gentios» é inaugurado a 24 e 25 de Março

Parvis des Gentils / Bruno Sellier






























Os detalhes da abertura do ‘Pátio dos Gentios’, nova estrutura do Vaticano para o diálogo com os não crentes, cujo encontro inaugural decorre em Paris esta quinta e sexta-feira, estão disponíveis para consulta num sítio dedicado ao evento.
A página, em francês, explica o enquadramento do evento organizado pelo Conselho Pontifício da Cultura e pelo Instituto Católico de Paris, apresenta o seu programa, oferece a biografia dos 28 conferencistas e expõe os objectivos dos colóquios que vão decorrer em espaços civis e eclesiais da capital francesa.
Para preparar os dois dias de “intercâmbios e diálogos”, os organizadores pediram a várias pessoas para partilhar por escrito as suas “interrogações” e pontos de vista acerca do encontro.
Os textos, que podem ser lidos na página, detêm-se igualmente nas “questões radicais que tocam as grandes interrogações em torno da vida e da morte, a verdade e a mentira, o amor e a dor, o bem e o mal, a liberdade e a solidariedade, a palavra e o silêncio”.
O site, que inclui ligações às redes sociais Facebook e Twitter, apresenta também uma secção reservada às notícias e vídeos relacionados com o evento, que tem registado actualizações quase todos os dias.
O programa do encontro inclui três colóquios sobre ‘Iluminismo, religiões e razão comum’, além de uma festa para os jovens, na catedral de Notre Dame, durante a qual se fará uma ligação em directo ao Vaticano para que o Papa Bento XVI aponte o “significado e os objectivos” da iniciativa.
“Crentes e não crentes estão em territórios diferentes, mas não se devem encerrar num isolamento sacro ou laico, ignorando-se ou, pior, lançando troças e acusações recíprocas, como desejariam os fundamentalistas de uma e outra parte”, afirmou sexta-feira o presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o cardeal italiano D. Gianfranco Ravasi.
O nome ‘Pátio dos Gentios’ (Il Cortile dei gentili) evoca o espaço homónimo que, no antigo templo de Jerusalém, hospedava os não judeus.

RM /Agência Ecclesia

quarta-feira, 23 de março de 2011

Conferências vicentinas contra a crise e o isolamento




















Natural de uma aldeia do concelho de Penamacor (distrito de Castelo Branco) António Correia Saraiva é presidente da Sociedade de S. Vicente de Paulo (SSVP) desde Abril 2010. À Agência ECCLESIA, fala das dificuldades que a crise coloca e da resposta que os vicentinos oferecem, um pouco por todo o país
Depois de vir da Guerra do Ultramar, António Correia Saraiva começou a namorar com a actual esposa, mas o sogro (86 anos) – “é o vicentino mais antigo de Portugal” – aliciou-o para as tarefas humanitárias. “Vou ao Lameirão (perto da Covilhã) visitar um pobre não queres vir comigo?”. Foi o princípio… “Comecei a ter o «bichinho» de ajudar as pessoas e nunca mais saí dos vicentinos” – disse à Agência ECCLESIA.
Natural de uma aldeia do concelho de Penamacor (distrito de Castelo Branco) António Correia Saraiva é presidente da Sociedade de S. Vicente de Paulo (SSVP) desde Abril 2010. Vive na Covilhã há muitos anos e teve um percurso laboral na actividade bancária. Actualmente está aposentado – tem 65 anos – e “quatro décadas de vicentino”.
As suas tarefas directivas na SSVP «obrigam-no» a deslocar-se a Lisboa com frequência, mas continua na Conferência Vicentina de S. Pedro, na Covilhã. Casado e pai de dois filhos, António Correia Saraiva confessou também que a esposa pertence aos vicentinos, mas os filhos não. “Mas acompanharam-me muitas vezes enquanto foram solteiros” – disse.

Agência ECCLESIA (AE) – Qual a identidade específica do vicentino (membro da Sociedade de S. Vicente de Paulo)?
António Correia Saraiva (ACS) – Não existe uma identidade específica, mas boa vontade para ajudar o próximo. No entanto, um vicentino deve ter algumas características que o distinguem dos outros voluntários. O nosso lema é a visita domiciliária aos pobres e testemunhar a fé em obras.
É fundamental ter algum tempo, mas na nossa vida temos sempre tempo para tudo. Embora, algumas vezes dizemos que não. Temos que estabelecer prioridades. É preferível estar duas horas no café ou ajudar um vizinho carenciado? É preferível fazer «coisas» em prol dos outros.

AE – Numa sociedade individualista como a actual, os vicentinos lutam contra a corrente?
ACS – As pessoas ligam mais ao «ter» do que ao «ser», mas temos de nos consciencializar de um facto: quando as pessoas são sensibilizadas para essas realidades – existem muitos exemplos disso – elas ajudam. Começam a pensar no «ser» e colocam de lado o «ter».

AE – Evangelizam através da «ajuda» aos mais necessitados?
ACS – Quando estamos no terreno, notamos que o pobre tem necessidades materiais e espirituais. Muitas vezes, as necessidades materiais não são as maiores. Se conseguirmos resolver as necessidades espirituais/psicológicas é meio caminho andado para o pobre se levantar e retomar a sua vida.
Se colocarmos apenas géneros materiais, o pobre nunca mais se levanta. Entra naquele vício de – todos os meses ou semanas – lhe levarem a alimentação e o ajudarem a pagar as contas.

AE – Como chegam aos desprotegidos? Informações da comunidade ou descoberta dos vicentinos?
ACS – A Sociedade de S. Vicente de Paulo trabalha integrada em paróquias. Todas as conferências vicentinas têm uma ligação com a paróquia. O pároco e outros cristãos relatam-nos situações e, noutros casos, como estamos no terreno constatamos outros casos.

AE – E nos tempos que correm, o número tem crescido.
ACS – Estamos envolvidos numa crise profunda. No último mês de Dezembro fizeram-se campanhas para o Fundo Social Solidário e para outras instituições, mas notámos que as pessoas responderam afirmativamente. Apesar da crise, o povo português tem uma «alma boa» e é solidário.
A Sociedade S. Vicente de Paulo deve ser a maior organização a trabalhar no terreno ligada à Igreja. Temos - em números aproximados – mais de 900 conferências vicentinas que correspondem a 12500 vicentinos.

AE – De várias faixas etárias?
ACD – Outrora havia distinção (jovens, masculinas e femininas), mas actualmente as conferências vicentinas congregam pessoas dos dois sexos e de várias idades. No entanto, damos uma atenção especial aos jovens porque estamos muito carenciados deles. Um dos nossos objectivos passa pelo cativar a juventude para as conferências porque algumas estão a ficar envelhecidas, mas também reconhecemos que a vida é muito acelerada e para os jovens muito mais.

AE – Mas para se ser vicentino é necessária determinada formação.
ACS – Há um período de formação (dura cerca de um ano) até se fazer o compromisso. Os «novos» vicentinos trabalham nas conferências com os mais experientes e absorvem os princípios da Sociedade de S. Vicente de Paulo. É essencial adquirir alguns conhecimentos do cristianismo e saber lidar com os carenciados. O vicentino não se pode esquecer que o carenciado é um ser humano e tem a sua dignidade própria.
Nesse período de estágio, as pessoas ficam ou não ficam sensibilizadas para esta ajuda aos mais carenciados.

AE – Qual a forma que utilizam para angariar as verbas e alimentos que distribuem? Tem ligações a empresas?
ACS – Temos poucas ligações com empresas. Essencialmente, os vicentinos vivem das dádivas das pessoas em cada paróquia. Como reunimos – por norma – todas as semanas para dialogar sobre os novos casos fazemos uma colecta para a conferência. Quando fazemos apelos nas missas dominicais aparece de imediato o bem solicitado. Tanto pode ser um frigorífico como uma cama.

AE – Trabalham no silêncio e sem os holofotes da fama?
ACS – Sempre no silêncio… Aliás, o Evangelho diz: “Dar com a mão esquerda sem que a direita saiba”. Temos também outra regra: tudo o que se fala nas reuniões das conferências fica ali dentro. Ninguém sabe cá fora se nós ajudamos A, B ou C. Não temos (vicentinos) de estar a expor as pessoas e as suas necessidades.

AE – Ao longo destes anos todos já realizaram «operações de sucesso»? A passagem de carenciado para vicentino?
ACS – Temos muitos «casos» de sucesso. Esse é o objectivo final do nosso trabalho e quando isso acontece alegra-nos muito. Queremos que as pessoas saiam do estado de pobreza onde se encontram, mas nem sempre o conseguimos porque a sociedade está muito desestruturada. Há pessoas que nasceram pobres e julgam que têm de viver nessa situação toda a vida. Temos mentalidades dessas…

AE – Nesses casos é fundamental a motivação?
ACS – Motivar é a palavra de ordem. Na conferência onde estou - S. Pedro, na Covilhã - temos uma miúda - mãe solteira – que ajudamos. Como o bebé está com sete meses estamos a tratar da papelada junto do Centro de Emprego para que a mãe comece a trabalhar. Ela não pode ficar em casa eternamente à espera que a ajudem a ela e ao bebé. Não podemos permitir que as pessoas com saúde e válidas permaneçam inactivas. Isso é o pior que pode suceder a uma pessoa.

AE – Mas a crise laboral não ajuda nada?
ACS – É verdade. Hoje para se arranjar um emprego… Há 15 anos atrás era mais fácil.

AE – Quando o emprego escasseia, o Fundo Social Solidário (FSS) é uma ajuda fulcral?
ACS – O FSS tem sido uma grande ajuda. Temos (juntamente com a Cáritas e a Comissão Justiça e paz) em todas as dioceses uma comissão local de acompanhamento que analisa os casos e envia para a comissão central, em Lisboa.

AE – Qual a diocese que está a pedir mais apoios?
ACS – Nos primeiros meses, a diocese que pediu mais apoios foi a de Vila Real, mas existem bolsas de pobreza por todo o país. A zona metropolitana do Porto também está muito fragilizada.

AE – Já assistiu a casos arrepiantes?
ACS – Muitos, ainda na semana passada levámos (vicentinos) uma cama, mesa, cadeiras e roupa para uma família. É um casal jovem que comia com o prato na mão. Essas cinco pessoas tinham apenas dois copos e dormiam no chão. A casa estava despida completamente. Tinha literalmente zero.

AE – Esse foi um caso descoberto, mas existe também muita pobreza envergonhada?
ACS – Esse é o grande problema actual. Basta um elemento do casal perder o emprego e a estabilidade da família «vai-se». No entanto, apelamos às pessoas para se dirigirem à paróquia. Nós mantemos o anonimato dessas pessoas… Muitos casos que nos param nas mãos já estão mesmo no fundo. Com os cortes sociais que o Governo implementou a pessoas estão a entrar num beco sem saída.

AE – A publicidade também não ajuda.
ACS – A televisão dá-nos uma ideia de facilidade que não existe. A publicidade é enganosa e, do ponto de vista psicológico, as pessoas são fracas e cavam cada vez mais buracos. Ficam em situações verdadeiramente aflitivas.

AE – Apesar de vivermos numa sociedade global onde tudo comunica com tudo, a solidão é também um drama bem evidente.
ACS – Ninguém imagina o número de pessoas que vivem na solidão. É uma coisa terrível. Temos vicentinos que passam as horas que têm disponíveis a visitar pessoas só para falar com elas. Há pessoas que passam dias e dia sem falar com ninguém.

AE – O que fazer para alterar este panorama?
ACS – É fundamental que as instituições ligadas à Igreja dêem as mãos e denunciem estes casos junto das entidades oficiais. As pessoas estão nos gabinetes e não têm consciência do que se passa em muitos lares portugueses. Por outro lado, temos de consciencializar as pessoas que têm determinados direitos, mas como não sabem não os reivindicam.

AE – Se S. Vicente de Paulo voltasse à terra ficava escandalizado?
ACS – Ficava pasmado, mas com a força dele continuaria a fazer o trabalho como fez. Lutando contra tudo e contra todos.

LFS /Agência Ecclesia
Vaticano disponiblizou canais temáticos
João Paulo II no facebook e no youTube



A Santa Sé, através dos seus meios de comunicação, Rádio Vaticano e Centro Televisivo Vaticano (CTV),  presenteou os jovens católicos, que esperam ansiosamente pela cerimónia de beatificação de João Paulo II, com canais na internet (Facebook e Youtube), contendo informações sobre a vida do Papa Wojtyla.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, declarou: «Sabemos que as pessoas estão emocionadas com a proximidade da beatificação de João Paulo II - o evento acontecerá no dia 1º de Maio - por isso procuramos uma maneira de permitir às pessoas interessadas retomarem o contacto com João Paulo II, também através de imagens e palavras que foram muitos amadas durante o seu longo pontificado».
No YouTube, a página web do Vaticano já existente no canal, a www.youtube.com/vaticano, foi incrementada com vídeos actuais e informações sobre o pontificado de João Paulo II. Além disso, foi criado um novo endereço: o http://www.youtube.com/user/GiovanniPaoloII, que também abrigará vídeos sobre o pontificado de João Paulo II e videoclips com a voz do Papa polaco em várias línguas.
Na rede social Facebook,  também estão colocadas informações sobre o Papa Wojtyla, que podem ser acedidas pelo endereço: http://www.facebook.com/vatican.johnpaul2

Fonte: Agência Gaudium Press

terça-feira, 22 de março de 2011

D. Manuel Clemente, quatro anos no Porto
Foto: grandeportoonline.com
 















D. Manuel Clemente, bispo da Diocese do Porto, completa na próxima quinta-feira, dia 24, quatro anos da sua tomada de posse como bispo do Porto. Para assinalar a data, vai ser apresentado, nesse dia, o livro «É este o tempo – Homilias e Escritos Pastorais», textos do seu magistério episcopal nos dois últimos anos. A Casa Episcopal, o Seminário Maior e a Editora Pedra Angular convidam a população para a sessão de apresentação, na Biblioteca do Seminário Maior, às 21h30. A apresentação do livro estará a cargo de Henrique Raposo.

Conferências Quaresmais 2011 na Sé Catedral do Porto - 21h30


30 de Março de 2011
 
A Caridade – 1º fruto do Espírito Santo
D. António Taipa, bispo auxiliar do Porto

6 de Abril de 2011

O jejum autêntico edifica o homem novo na verdade e na caridade
D. João Lavrador, bispo auxiliar do Porto

13 de Abril de 2011

A oração que agrada a Deus
D. João Miranda, bispo auxiliar do Porto

Madre Teresa, santa à espera de milagre

 

Postulador da causa de canonização de passagem por Portugal para celebrar uma herança espiritual













O responsável pela causa de canonização de Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), padre Brian Kolodiejchuk, revelou recentemente confiança num desfecho favorável deste processo, pendente do reconhecimento de um novo milagre, por parte do Vaticano.
«Não é fácil ter um prova do milagre no sentido restrito, mas estamos sempre a receber mensagens de pessoas que dizem que pediram a intercessão de Madre Teresa e foram ouvidas», sublinha o sacerdote canadiano, de passagem por Lisboa, em declarações à Agência Ecclesia.
Madre Teresa foi beatificada por João Paulo II a 19 de Outubro de 2003, após o Papa polaco ter dispensado o período de espera de 5 anos para a abertura da causa de canonização. O reconhecimento como «santa» exige a confirmação de um milagre atribuído à sua intercessão, já depois de se ter dado a beatificação.
Num momento em que ainda decorrem as celebrações do centenário do nascimento de Madre Teresa, Brian Kolodiejchuk afirma que é fundamental manter a vida de da religiosa «na memória das pessoas».
«Parte da grande atracção a Madre Teresa era o facto de ela ser tão universal e o seu trabalho ser tão concreto e visível, isso levou as pessoas a ela», sublinha o sacerdote, que conviveu com a beata de Calcutá durante duas décadas. Para Kolodiejchuk, ainda hoje muitos lembram a forma como a religiosa «comunicava pela sua santidade», também como se fosse «algo físico», uma energia que dela emanava.
Este responsável considera, por outro lado, que já se encontra superada a «confusão» a propósito da publicação, em 2007, do livro «Mother Teresa: Come Be My Light» (Madre Teresa: vem iluminar-me), apresentando o conjunto de cartas, redigidas por Madre Teresa nos anos 50, dirigidas a alguns conselheiros espirituais. Nas missivas, a beata falava de uma «secura de alma», a partir de determinada altura, e que levantou algumas dúvidas quanto à condição da sua fé.
Para o postulador da causa de canonização «as pessoas tinham noção de que ela era uma mulher católica e por isso havia uma motivação religiosa e especificamente, aos olhos da fé, havia a sua expressão do seu amor por Jesus», um sentido místico de ver Jesus em todas as pessoas. Ela viveu em união com Jesus, viveu perto dele com uma paixão verdadeira, a fé pura e nua de que Jesus podia partilhar com ela o seu sofrimento intenso na cruz e, ao mesmo tempo, havia um lado também místico, ela identificava-se com aqueles que tinham uma pobreza interior», acrescentou.
Brian Kolodiejchuk sublinha a simplicidade de Madre Teresa, alguém que todos podem «imitar».
«Faça coisas pequenas, mesmo onde está, procure à sua volta, visite alguém, ajude-o a fazer compras, leia-lhe o jornal, basta até um sorriso», refere.
Considerada uma das mulheres mais influentes do século XX, Agnes Gonxha Bojaxhiu nasceu na actual Skopje, capital da Macedónia (à época Üsküb, integrada no império Otomano), a 26 de Agosto de 1910.
Chegou a Calcutá no dia 6 de Janeiro de 1929, com 19 anos, assumiu o nome religioso de Teresa e em 1946, decidiu fundar a família dos Missionários da Caridade.
Em 1979, Madre Teresa recebeu o Prémio Nobel da Paz, como reconhecimento pelo seu trabalho.
A 5 de Setembro de 1997, morreu na casa geral da congregação que fundou, em Calcutá, aos 87 anos de idade.
A canonização é a confirmação, por parte da Igreja, que um fiel católico é digno de culto público universal e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

OC / Agência Ecclesia

segunda-feira, 21 de março de 2011

«Cristianofobia» preocupa académicos e deputados

Durante um seminário realizado na sede o Parlamento Europeu, em Bruxelas, ficou a proposta de dedicar o dia 7 de Maio aos «mártires cristãos contemporâneos». Académicos e deputados dos diversos países da União Europeia abordaram a intolerância e discriminação contra cristãos, um fenómeno visto como «crescente» na sociedade actual, noticiou a Agência Ecclesia. O Seminário, acolhido pelo Parlamento Europeu, em Bruxelas, contou também com a presença do norte-americano Joseph Weiler, autor do livro «Uma Europa Cristã – Contributo para uma reflexão sobre a unidade europeia». 

Em declarações à Rádio Vaticano, o professor catedrático lamentou que os actos contra cristãos quase pareçam uma «rotina» e considerou o fenómeno mais «subtil e social» na Europa.   «Aquilo que eu acho mais chocante não é o facto de haver discriminação, ódio, cristianofobia, mas que estas coisas sejam aceites, que não hajam protestos, que este seminário seja um dos primeiros eventos deste género» apontou.

Gudrun Kugler, directora do Observatório da Intolerância e da Discriminação contra os cristãos na Europa, aproveitou a iniciativa para apresentar um relatório onde se constatou que, nos últimos 5 anos, a «cristianofobia» tem vindo a aumentar na sociedade europeia. Como exemplo, a advogada lembrou o caso de «uma professora que foi a tribunal, na Croácia, por ter defendido a posição da Igreja, em relação à homossexualidade».
Destaque também para o contributo de Massimo Introvigne, representante da Organização pela Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para a luta contra o racismo, a xenofobia, intolerância e discriminação contra cristãos. Invocando os ataques terroristas que, nos últimos meses, foram levados a cabo contra as comunidades de fiéis instaladas no Egipto, Iraque ou Paquistão, o sociólogo italiano classificou «positivas e construtivas» as intervenções dos políticos europeus. Adiantou ainda ter deixado a proposta de «lançar um dia para lembrar os mártires cristãos contemporâneos», que seria a 7 de Maio, numa alusão a uma iniciativa semelhante levada a cabo pelo antecessor do Papa Bento XVI. Recorde-se que a 7 de Maio de 2000, João Paulo II realizou uma celebração ecuménica no Coliseu de Roma, para recordar «as testemunhas da fé do século XX».
«A experiência dos mártires e das Testemunhas da Fé não é uma característica exclusivamente da Igreja dos primórdios. Muitos países de antiga tradição cristã voltaram a ser terras em que a fidelidade ao Evangelho teve um preço muito elevado» apontou o então líder católico.

JCP / Agência Ecclesia

domingo, 20 de março de 2011

2º Domingo da Quaresma

Levantai-vos e não temais 
















Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Mateus, 17 1-9

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João seu irmão e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele. Pedro disse a Jesus:

«Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés a outra para Elias».

Ainda ele falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e da nuvem uma voz dizia:

«Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O».

Ao ouvirem estas palavras, os discípulos caíram de rosto por terra a assustaram-se muito. Então Jesus aproximou-se e, tocando-os, disse:

«Levantai-vos e não temais».

Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus. Ao descerem do monte, Jesus deu-lhes esta ordem:

«Não conteis a ninguém esta visão, até o Filho do homem ressuscitar dos mortos».

Para este Domingo sugerimos a reflexão das Sagradas Escrituras do Portal dos Dehonianos.

sábado, 19 de março de 2011

Dia de São José, dia do Pai




















Oh glorioso São José, Pai e protector das almas virgens,
guarda fiel a quem Deus confiou Jesus, a mesma inocência,
e Maria a Virgem das virgens;
Por estes dois caríssimos penhores, instantemente vos peço e suplico:
façais que eu, livre de toda a mancha, com espírito, coração e corpo ilibados,
sirva sempre a Jesus e Maria em perfeita castidade.

Amen

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo S. Mateus, 1, 16.18-21.24a

«José fez como lhe ordenara o Anjo do Senhor»

Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse:
 
«José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».

Quando despertou do sono José fez como lhe ordenara o Anjo do Senhor.