quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Outubro 2010 - Nova Saída

Parecia que as dificuldades nunca mais nos deixavam. Desta vez voltámos a sair apenas dois pois a amiga Maria de Lurdes continua impedida agora por motivo diferente.
Falhou, e falhou toda a fartura que costumava vir de Leça. Assim, tivemos de fazer um pouco de ginástica para reforçar a ementa, e conseguimos mais de oitenta porções. É certo que não eram fartas como habitualmente mas… que fazer? A nossa intenção é IR e lá vamos com o que temos.
Estávamos a sair do Centro quando aparecem alguns amigos escuteiros que iam ter a sua reunião de chefias. Ao saber que íamos ao encontro dos Sem-abrigo demonstraram interesse em alinhar no mês que vem. Ficou a disposição deles e o nosso convite.
E arrancámos.
Boavista, Júlio Dinis… Os sacos desapareciam…
Seguiu-se a Câmara. Fomos ali os primeiros e aproveitámos para iniciar a distribuição a um grupo que aguardava os Samaritanos. Demos a volta pelo viaduto, seguimos à Batalha. O grupo habitual já lá aguardava. Voltámos a encontrar a Emília, com quem conversámos um pouco. Pareceu-nos melhor, e dispôs-se a ir até Guimarães um dia.
Minguava a merenda mas ainda devia dar para seguir até ao Santo António. Lá fomos, e deixámos tudo o resto. Reservámos apenas um farnel para o Sr. António que, vítima da sua teimosia e do vício, tem a rua como abrigo porque rejeitou o quarto que lhe tinham conseguido. Rejeitar não é bem o termo, deixou de o utilizar por preferir a tertúlia do Stº. António…
Voltámos a Aldoar. Mal tínhamos parado o carro quando demos de caras com o grupinho de escuteiros, agora acompanhado com o respectivo chefe. Este interessou-se também pela experiência e dispôs-se a acompanhar-nos em Novembro.
Fartura!!!...
Esperemos que venha para ficar e dar origem a um interessante programa de ajuda e partilha no âmbito da Paróquia.
Dois dias após, recebo uma mensagem de um Sr. Pe. da zona de Oliveira de Azeméis dispondo-se a vir mensalmente à rua com um grupo da sua paróquia… Já lhe respondi e ficou assente que irão connosco no próximo dia 10 de Novembro!...
Mais fartura!
Durante meses e meses quase que a fio minguámos de pessoal e de bens – sobras uns, aquisições outros.
Agora é o que se vê…
Mas não parou por aqui. Creio que no mesmo dia telefonam-me do Centro dizendo que têm lá uma encomenda para mim. Estranho e pergunto de quem e para quê. Respondem-me que foi um Senhor que deixou para Franjas Sociais.
Estranhei duplamente porque nem a designação é muito conhecida nem nós angariamos donativos. Fui lá. A carta vinha apenas assinada com um simples L. B. S.
Entendi…
Esteve connosco, saiu connosco, participou na feitura deste blog e sumiu… Para onde, sempre me perguntei sem obter resposta. Mau-grado as diversas tentativas de o reencontrar não consegui descobrir-lhe o rasto, e agora, sem que o esperasse, aparece na forma de um donativo chorudo, afloramento singelo de uma alma GRANDE!
Continuamos a ignorar o seu paradeiro mas este grupo e este correio não são a mesma coisa sem ele.

L.B.S., continuamos à sua espera!
Por este meio lhe deixamos um grande abraço e pedimos que Deus lhe dê o melhor de tudo quanto necessitar.

C.